PALAVRA DO PRESIDENTE

Iniciamos mais uma etapa de fortalecimento de nossa categoria e representação específica de nossos setores de eventos no meio sindical. Hoje no Brasil fazemos parte do grupo de entidades sindicais formalizadas no Ministério do Trabalho, o que possibilita a discussão e debate de relações do trabalho, através de convenções e acordos coletivos. Para nós existem pontos fundamentais a serem solucionados e um deles é a mão de obra eventual.

Nosso setor é um dos setores que mais crescem e fortalecem no Brasil, consequentemente gerando emprego e renda no país em um momento tão conturbado economicamente. Mesmo assim nossa categoria está em plena expansão, concedendo oportunidades a novos empreendedores e consagrando as empresas já existentes no mercado, que tanto trabalharam para desenvolver uma excelência em qualidade ao público consumidor.

Eventos Esportivos

Nos últimos 5 anos no Brasil, especialmente no Paraná recebemos as principais competições e eventos esportivos do planeta e o estado fez bonito, tanto que sempre somos lembrados na rota do circuito mundial de pequenos, médios e grandes eventos. Exemplos são os X-Games realizados em Foz do Iguaçu em 2013, Copa do Mundo de 2014 e um dos maiores eventos do UFC (Ultimate Fighting Championship) em 2016 na capital.

Eventos musicais e festivais artísticos.

No Brasil desde o Rock-in-Rio de 1985 e seu carimbo de evento tradicional do Rio de Janeiro, tem colocado a possibilidade de outros polos no Brasil atrair espetáculos em sua região. No Paraná não tem sido diferente, sendo palco de grandes eventos e shows internacionais. No meio artístico, se destaca o tradicional Festival de Teatro de Curitiba, o maior do Brasil no ramo.

Feiras, Festas e Eventos Agropecuários

Como somos um estado eminentemente agropecuário, o Paraná concentra as maiores feiras de agronegócios e festas nacionais, destacando a Expolondrina, Expoinga, Expovel, Feira de Cianorte e a Festa Nacional do Carneiro do Buraco de Campo Mourão, o Paraná a força do setor organizacional do interior e também sua estrutura para realizar eventos de grande porte e destaque nacional, fortalecendo a distribuição de capital e trabalho nos grandes centros e capital do estado.

Congressos, Seminários, Festivais e Festas

Com um belo trabalho realizado pelo Convention Bureau de cada região, entidades de classe e prefeituras trabalhando juntos ou não conseguem atrair grandes encontros e eventos nas cidades polos do estado, congressos consagrados como da APRAS, ABAV, Country Festival, Festa do Tite, Friends Guarapuava, Calourofolia Maringá, entre outras demonstram que os eventos se transformam em tradicionais e intregam permanentemente o calendário de eventos do estado do Paraná.

Nilton José Migliozzi
Presidente SINDIPROM-PR